Face

Home / Face

A cirurgia da face recebe atenção especial em nosso dia a dia de consultório, frente à apreensão que a mesma acarreta às pacientes potencialmente candidatas. O receio da estigmatização causada por possíveis cicatrizes e pelo aspecto de pele esticada, assim como, a própria angustia gerada pela idéia de um procedimento na face são temas a serem devidamente debatidos e esclarecidos no consultório.

Hoje em dia o cirurgião que se dedica a cirurgia da face procura atingir resultados sutis e imperceptíveis aos olhos dos amigos e familiares das pacientes, ou seja, tornar o resultado o mais natural possível, fugindo do status de face operada.

O objetivo é atingir o rejuvenescimento facial a partir do tratamento preciso de cada alteração tecidual que levou a aparência envelhecida e não simplesmente puxar e cortar a pele excedente. Não realizamos cirurgia com fórmula padrão, mas uma cirurgia personalizada com técnica e acabamento específicos para cada face.

O processo do envelhecimento facial é dinâmico e compreende não somente a queda ou excesso de pele, mas também a degeneração da pele, músculos, gordura e ossos do crânio. Em outras palavras o envelhecimento facial é em um processo tridimensional. Logo, o tratamento correto deve ser realizado não somente a partir do estiramento da pele excedente (como era feito até poucos anos atrás), mas também pela busca da reconstituição do formato e projeções perdidos com os anos.

Neste contexto gosto de mostrar os benefícios da lipoenxertia facial (injeção/preenchimento com gordura aspirada da própria paciente) para tratarmos as áreas em que somente a tração da pele não resultará em bom resultado. Aqui seria necessário uma volumização com a injeção da gordura (exemplo: tratamento das maças do rosto que perdem volume com a idade).

Questões a debatermos no consultório: tamanho e posição da incisão. Trataremos o pescoço? Trataremos a região da fronte e supercílios ou o que a incomoda é somente a queda das bochechas, os sulcos nasogenianos (bigode chinês) e a perda da linha da mandíbula?

Este texto tem intuito informativo, portanto, não pretendo sanar todas as dúvidas relacionadas ao tema. Estas devem ser tiradas em consulta. Você pode acessar o blog aqui do site para saber mais informações sobre a cirurgia da face.